SECRETARIA DA FAZENDA

Certidões

NOVAS CERTIDÕES DA FAZENDA PÚBLICA MUNICIPAL

O QUE É?

Emita ou solicite a emissão de certidão de regularidade fiscal perante a Secretaria de Fazenda Municipal.

A prova de regularidade fiscal perante a Fazenda Municipal para quaisquer fins é efetuada mediante apresentação de certidão expedida conjuntamente pela Secretaria da Fazenda de Salvador (SEFAZ) e pela Procuradoria Geral do Município de Salvador (PGMS), referente a todos os créditos tributários municipais e à Dívida Ativa do Município por elas administrados.

As certidões de regularidade fiscal estão disponíveis para Pessoas Físicas, Pessoas Jurídicas e para Imóveis localizados no município de Salvador.

O QUE MUDOU NA NOVA certidão?

As certidões de regularidade fiscal perante a Secretaria de Fazenda Municipal eram emitidas por Inscrição CGA e por Inscrição Imobiliária.

Com as alterações trazidas pela INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA SEFAZ/PGMS Nº 009/2022 as certidões de regularidade fiscal serão emitidas com base em:

1. Cadastro de Pessoa Física (CPF),
  2. Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) ou
  3. Inscrição Imobiliária constantes dos cadastros municipais.

Quem pode solicitar a certidão?

Qualquer pessoa pode consultar e emitir certidões desde que o contribuinte ou imóvel objeto da certidão esteja em situação regular com a Secretaria da Fazenda Municipal (SEFAZ) e Procuradoria Geral do Município de Salvador (PGMS).

Como solicito a certidão?

Acesse o site da SEFAZ, clique em certidões e, em seguida, escolha a certidão desejada: Certidão de Regularidade Fiscal de Pessoa Física, Certidão de Regularidade Fiscal de Pessoa Jurídica ou Certidão de Regularidade Fiscal de Imóvel.

tenho um parcelamento ativo. posso emitir a certidão?

Sim. Desde que não existam pendências cadastrais será emitida uma Certidão Positiva Com Efeitos de Negativa de acordo com os arts. 279 da Lei 7.186/2006 (Código Tributário do Município do Salvador).

não consegui emitir a certidão. e agora?

Consulte as seções “Como posso identificar e regularizar os débitos do CNPJ Base ou CPF?” e “Como posso identificar e regularizar pendências cadastrais que estejam impedindo a emissão de certidão?” abaixo.

Caso seja necessário, entre em contato com o atendimento da SEFAZ de forma online, pelo Formulário de Atendimento SEFAZ (FAS), ou de forma presencial, em um Posto de Atendimento.

• Para pessoas físicas é necessário documento de identificação com foto e CPF.
  • Para pessoas jurídicas, além do RG/CPF do representante legal da entidade, procuração com os devidos poderes para representá-la, com RG/CPF do procurador (se for o caso).

obtive uma certidão positiva com efeito de negativa. o que isso quer dizer?

A Certidão Positiva Com Efeito de Negativa será emitida quando o contribuinte ou imóvel possui dívidas que estejam suspensas (por exemplo, quando as dívidas estão sendo pagas por meio de um parcelamento).

Neste caso, o contribuinte, apesar de possuir dívidas não pagas junto ao município, não perde a condição de regularidade fiscal.

Como posso identificar e regularizar os débitos do CNPJ Base ou CPF?

Os débitos podem ser consultados no sistema de Parcelamento Administrativo de Débitos – PAD.

Como posso obter acesso ao PAD ?

O parcelamento de débitos pode ser acessado no endereço pad.salvador.ba.gov.br e está disponível exclusivamente pela internet.

A criação da senha de acesso é feita seguindo as instruções na mesma página.

O contribuinte que estiver com dificuldades da criação da senha pode entrar em contato com o atendimento da SEFAZ de forma online, pelo FAS, ou de forma presencial, no Posto Central.

Para o FAS, deverá ser utilizado o Formulário de Dúvidas e Informações Gerais (clique aqui).

• Para pessoas físicas é necessário documento de identificação com foto e CPF.

Como posso identificar e regularizar pendências cadastrais que estejam impedindo a emissão da certidão ?

O contribuinte que tiver pendências cadastrais deve entrar em contato com o atendimento da SEFAZ de forma online, pelo FAS, ou de forma presencial, no Posto Central.

Para o FAS, deverá ser utilizado serviço “Consultar pendências cadastrais” (clique aqui).

COMO consigo a Certidão NEGATIVA PARA INVENTÁRIO

A Certidão Negativa de Dívida Ativa para Inventário, emitida pela PGMS, pode ser solicitada, de forma online, clicando aqui.

Segunda a sexta-feira, das 09h às 16h
Rua das Vassouras, 01 – Centro, Salvador – BA, 40020-020