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Restituição de Crédito de ITIV (Diversos Motivos)

Restituição de importância recolhida indevidamente em duplicidade ou a maior.

Documentação Exigida para todos os Motivos

– Requerimento padrão devidamente preenchido e assinado, informando e-mail e telefones de contato e explicando o motivo do pedido da restituição. Clique aqui para obter o Formulário.
– Identificação do Requerente:
Pessoa Física
• Cópia CPF e RG;
Pessoa Jurídica
• Cópia do CNPJ;
• Cópia do contrato social/última alteração ou estatuto/eleição.
– Identificação do Representante, se for o caso:
• Cópia da Procuração do Contribuinte para o representante ou inventário/formal de partilha;
• Cópia do CPF e RG do representante.
– Cópia dos comprovantes dos pagamentos (inclusive das duplicidades);
– Cópia do comprovante de conta bancária do requerente (com dígito da agência), emitido pela instituição financeira (ex: cartão, extrato, etc.) ou declaração que não possui conta;
– Identificação do Favorecido quando não for o próprio contribuinte (caso excepcional):
• cópia da Procuração Pública do contribuinte, autorizando o crédito em conta bancária dessa pessoa.

Obs. Todas as cópias dos documentos devem estar autenticadas ou acompanhadas dos originais para conferência.

Restituição por Motivo de Distrato

Documentação Específica Exigida:

– Certidão de matrícula atualizada (Cadeia sucessória);
– Cópia do Distrato de Compra e Venda com firmas reconhecidas das duas partes (ou decisão judicial, se for o caso);
– Cópia do contrato social da empresa a fim de comprovar que se a pessoa(s) que assinou o Distrato em nome da Pessoa Jurídica estava autorizada a fazer além de cópia da procuração, se for o caso;
– Cópia da promessa de compra e venda ou documento equivalente.

Obs. Todos os documentos em cópia autenticada ou com originais para conferência.

Restituição por Motivo de Pagamento a Maior / Duplicidade / Valor Venal

Documentação Específica Exigida:

– Certidão de matrícula atualizada (Cadeia sucessória);
– Parecer do SEMAP (Na hipótese de avaliação especial da base de cálculo do ITIV);
– Contrato de Compra e Venda com firmas reconhecidas

Obs. Todos os documentos em cópia autenticada ou com originais para conferência.

Restituição por Motivo de Isenção/Imunidade – ITIV

Documentação Específica Exigida:

– Parecer da CTJ;
– DOM com publicação da isenção.

Obs. Todos os documentos em cópia autenticada ou com originais para conferência.

Restituição por Motivo de Arrematação Anulada – ITIV

Documentação Específica Exigida:

– Cópia dos documentos de arrematação anulada;
– Certidão de matrícula atualizada (Cadeia sucessória);

Obs. Todos os documentos em cópia autenticada ou com originais para conferência.

Restituição por Motivo de Erro no Pagamento – ITIV

Documentação Específica Exigida:

– Cópia Escritura de Doação (se for o caso);
– Certidão de matrícula atualizada da inscrição errada (Cadeia sucessória);
– Cópia do contrato de Compra e Venda ou outro documento de transferência da propriedade.

Obs. Todos os documentos em cópia autenticada ou com originais para conferência.

CTN, CTRMS, IN Sefaz nº 10/2018

Pessoa Física, Pessoa Jurídica

Verificar a documentação apresentada;
Verificar se o requerente (vendedor/comprador) é o detentor do direito ao crédito;
Verificar a disponibilidade do crédito solicitado;
Enviar o processo para o SELAN gerar o credito;
Efetuar o Parecer deferindo/indeferindo o pleito;
Aprovar o Parecer no processo;
Aprovar a restituição no sistema..

Obs: As próximas etapas da restituição (contabilização e pagamento através de conta bancária) são realizadas pela CTM e CAF, respectivamente.

  1. Esse serviço está disponível nos postos de atendimento da SEFAZ Salvador incluindo os SACs.
    Para verificar o mais próximo de você clique aqui: Atendimento SEFAZ .
  2. O serviço também está disponível On-line

1. Posto Central;
2. Serviço disponível on-line

Documentação incompleta, falta de comprovantes de pagamento, falta da Certidão de matrícula atualizada (Cadeia sucessória)

Consulte a central de atendimento:
Fala Salvador (156)

FAS (Formulário de Atendimento SEFAZ):
https://fas.sefaz.salvador.ba.gov.br

Postos de atendimento:
Postos SEFAZ Salvador

Canal de Prestação de Serviço

1. Posto Central;
2. Serviço disponível on-line

Prazo de Encerramento (em dias)

30

Custo

Não há.

Como avaliar o serviço

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